
Nesta fase de transição entre infância e adolescência, a vida escolar ganha novos contornos. Além das demandas acadêmicas, os estudantes lidam com transformações físicas, emocionais e sociais que impactam diretamente sua forma de aprender e de se relacionar.
Nossa proposta pedagógica se apoia em Projetos de Trabalho, que permitem contextualizar e problematizar os conceitos de cada disciplina, conectando-os a situações significativas para os alunos. O desafio de manter o vínculo positivo com a aprendizagem inspira a criação de projetos que estimulam protagonismo, solidariedade, cooperação e iniciação à pesquisa.
Assim, os conteúdos deixam de ser apenas metas a cumprir e passam a ser recursos para compreender a realidade, intervir nela e atuar de forma crítica e consciente. Para acompanhar a crescente complexidade dessa etapa, propomos junto ao grupo estratégias que favorecem a organização, a responsabilidade com os compromissos, a disciplina de estudo e a sistematização do conhecimento.
Respondendo às transformações e conflitos da adolescência – etapa em que a busca por um lugar social se torna central – nossa proposta pedagógica compreende que aprender não é apenas acumular conteúdos, mas também construir significados e desenvolver competências para a vida em grupo. Por isso, princípios que regem a ética da convivência são constantemente trabalhados, valorizando o respeito, a cooperação e a corresponsabilidade.

Criamos espaços de discussão e reflexão que dão suporte para que os estudantes enfrentem suas questões com autonomia, aprendendo a argumentar, negociar e tomar decisões. Nesse processo, o conhecimento escolar deixa de ser um fim em si mesmo e se torna ferramenta para compreender a realidade, posicionar-se criticamente diante dela e atuar de forma consciente e solidária na sociedade.
Material individual


